GREEN BOX -Casa-Jardim sustentável do Futuro

O arquiteto Luis de Garrido apresentou na Feira Internacional de Construçõa de Barcelona (Espanha) o projeto de uma casa ecológica de 200 m²desmontável, transportável e com um teto-jardim onde o dono pode passear e cultivar plantas para o consumo doméstico. A casa, chamada de Green Box, tem consumo de energia zero e não gera resíduos durante a construção.
Além de seu caráter totalmente ecológico, a casa é muito econômica. Sua construção custa metade da construção de uma casa convencional, aproximadamente 550 euros/m2, pelo que poderá ser convertida num modelo construtivo para o novo sistema social e econômico.

A casa tem um consumo energético zero de energias convencionais, e se auto-regula termicamente devido ao seu desenho bioclimático, e ao seu ótimo aproveitamento de energia geotérmica e solar. Do mesmo modo, o desenho e construção da casa foi realizado com o objetivo de reduzir ao máximo seu consumo energético, tanto no processo de construção, como no processo de desmontagem.

Todos os componentes da casa foram desenhados de forma modular para serem montados “a seco”. Desse modo, tanto na construção quanto na desmontagem não gera nenhum resíduo, e todas as peças poderão ser novamente reutilizadas.
Sua estrutura foi realizada com painéis pré-moldados em concreto armado, painéis estruturados de madeira e concreto e painéis metálicos. Todos eles com o objetivo de representar, num mesmo edifício, o três sistemas mais adequados de construção modular pré-fabricada (metal, madeira e concreto).
Com cobertura ajardinada inclinada e o jardim vertical. compostos a base de espécies vegetais nativas do mediterrâneo, o que assegura que necessitem de mínima água (neste caso chuva), e que sua beleza seja permanente, todos os dias do ano. Conseqüentemente não necessitam de manutenção. cobertura ajardinada inclinada permite que a casa se integre à qualquer entorno, já que se estabelece como prolongação do solo circundante. Assim como, o jardim vertical, reconhecido como ícone da casa. Este jardim vertical se encontra no pátio interior.
Mais uma idéia criativa aplicada na arquitetura o uso de tecnologias e sistemas construtivos voltadas à sustentabilidade.

Postagens mais visitadas