Projetos Inteligentes

Quanto o Arquiteto pode contribuir com o Planeta?
Muiiito!!!
Escolha de materiais, aproveitamento das condiçoes naturais, como sol, ventos predominantes, eficiencia na utilização da água, como aplicação do reúso..dentre outros.
A indicação destas escolhas ao cliente é fundamental...É preciso conheçer o que existe de mais sustentável em relação ao piso, esquadrias...Veremos aqui, exemplos louváveis de projetos sustentáveis que estão sendo utilizados por arquitetos.

Casa Eficiente

A minha paixão primeiramente foi a Casa Eficiente da LABEE..
A ELETROSUL - Centrais Elétricas S.A. e a ELETROBRÁS - Centrais Elétricas Brasileiras S.A., através do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, em busca de soluções inovadoras e eficientes no âmbito da construção civil, visando o uso racional de energia, criaram, em parceria com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina / LABEEE - Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, um projeto de uma residência unifamiliar eficiente.
Link do site: http://www.eletrosul.gov.br/casaeficiente/br/home/conteudo.php?cd=8
Onde aprovetou-se tudo. Em meio a um clima frio, de Santa Catarina, utilizaram paredes "sanduiches"para melhor conforto térmico onde Junto com a inércia térmica das paredes, ocorre um traso térmico nas temperaturas internas em relação ao ambiente externo.
Empregou-se materiais locais, reutilização das àguas servidas( lavatorio e chuveiro) e das águas pluviais. Asssim como tratamento das mesmas.
Isto é, um "Projeto Inteligente" onde com certeza esta preparada para o futuro, futuro este onde a àgua tornar-se -à mais escassa, a energia ainda mais cara...Portanto a utilização eficiente destes recursos naturais é imprescindível nos dias atuais.
The Village Energy & Life 

Localizada em Portugal, constitui-se em um condomínio inteligente onde o Mordomo Virtual, associado a uma empresa que assegura toda a manutenção da urbanização, permite potenciar a tecnologia existente, facilitando a vivência dos seus habitantes através de um grande número de funções, ou externamente, através da Internet. Cada habitação dispõe de um cartão magnético que lhe permite efetuar compras online e aceder a serviços médicos, de catering, farmácia, limpeza, lavandaria, veterinário, mecânica e a actividades como golfe e hipismo. Vida mais cómoda e mais tempo para si.
Um sistema digital de Gestão Integral da Habitação que permite controlar a moradia quer no interior quer a partir do exterior. Possibilidades imensas centralizadas numa consola situada no hall de entrada. É a partir daqui que é possível gerir e configurar os vários servidores que controlam a intensidade da luz, as cortinas e blackouts, os equipamentos energéticos, as condições de segurança e todo o tipo de electrodomésticos que possam estar em rede. Este sistema inteligente tem por base um portal de Intranet e Internet, conectado por rede de fibra óptica à rede PT, com uma banda larga de 100 Mb em cada moradia.




A identificação de matrículas é automática. Em alternativa, poderá accionar as cancelas através do seu Cartão The Village Energy & Life.
Para uma segurança total, cada moradia dispõe de câmara de detecção de incêndios, detectores de inundação, humidade, e de monóxido de carbono.
Nada mais é do que a utilização da Automação Residencial, em um condominio fechado, promovendo o uso eficiente de seus serviços e equipamentos, condominio este construído dentro de um parque porém, totalmente inserido ao meio ambiente.

DICAS SUSTENTÁVEIS

Consumo eficiente da água



Sistemas Hidráulicos

Para redução e controle do consumo de água foram especificados sistemas hidráulicos de baixa vazão como:

  • Válvula de descarga duplo fluxo


O sistema escolhido possui dispositivo de fluxo duplo, 6 litros para sólidos e 3 litros para líquidos, possibilitando controle de fluxo com economia.

  • Torneira economizadora com sensor de presença


Ideal para uso público, os dispositivos com sensor de prese
nça garantem ,além de conforto e higiene, o controle e a diminuição do consumo de água. Gastam metade do volume das torneiras tradicionais e funcionam com baixo consumo de energia.


Esgoto a Vácuo








Convém empregar em edificações com unidades consumidoras maiores, como edifícios comerciais, residenciais, condomínios multifamiliares onde existam grandes populações.Economiza-se cerca de 95% de água, pois ao invés de utilizar-se água potável para encaminhar os dejetos pela tubulação ao sistema de esgoto, utiliza-se o vácuo. Traves de uma bomba


. Deste modo o sistema se adapta ao perfil natural do terreno, utilizando para isso valas estreitas de pouca profundidade e tubulações de pequeno diâmetro.




Por isso, o sistema de canalização a vácuo combina baixo custo de construção em situações adversas e proteção do meio ambiente com alta confiabilidade.
Link do site: http://www.pvac.com.br/

Ecomosaico
Material reciclado que utiliza o resíduo eliminado pelas máquinas de corte de marmorarias: uma mistura de água e pó de pedra . Essa água residual é tratada e volta para a área de produção para ser reutilizada.




Eficiência Energética
Uso de LEDS



Ainda no marcado brasileiro, apresentam preços significativos se comparado às convencionais, porém, para jardins, decorações, fachadas são ideais. 
Vantagens
Ecologicamente correta: Não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza
Ausência de ultravioleta: Não emite radiação ultravioleta, ideal para obras de arte, quadros.
Ausência de Infra-vermelho: Fazendo com que o feixe luminoso seja frio, não emite calor, voce pode trabalhar com esta iluminação o dia todo que ela não irá interferir na pele.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.



Postagens mais visitadas