Automatizar para Economizar!


A capa da revista Lumiére n.147 deste mês fala a respeito do emprego da automação residencial que contribui no controle e uso racional da energia elétrica.
E também este foi o tema de discussão no primeiro dia da Expopredialtec, um evento que acontece nos dias 18 e 19 de agosto em São Paulo (SP).
De acordo com dados da Energy Information Administration – órgão do governo norte-americano, a iluminação responde por até 40% da energia elétrica consumida em um edifício. Uma maneira de mitigar estes gastos é a dimerização dos ambientes, que pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 40%.


Com o emprego da dimmerização das iluminações, podemos além de contribuir com o aumento da vida útil das lâmpadas, consequêntemente reduz o lixo tóxico no meio ambiente. 
Com a dimmerização em 10% em somente um  ambiente, aumenta-se a vida útil da lâmpada em até 2 vezes, isso ocorre pois nao utilizamos 100% de sua iluminação, fator este que quando utilizado desgasta a sua vida. Iluminação esta que pode ser acrescentada com uma iluminação natural, emprego de uma luminária mais eficiente como a LED. 
Em uma "cena", como por exemplo um "jantar romantico" voce não precisa utilizar necessáriamente 100% de toda a iluminação artificial a este ambiente. É aí que a dimmerização entra.
É possível aliar a automação nos ambientes com a redução no consumo de energia. Pois o investimento inicial empregado neste sistema, no decorrer da vida da edificação, alto de paga.
Atualmente, no mercado brasileiro, esta redução ainda nao é visto culturalmente como fator primordial nos projetos. O que consequentemente irá mudar. Nos EUA, a questão da eficiencia energética é considerada em 100% nos projetos atuais.
Conheça como é uma Casa Inteligente:


Postagens mais visitadas