O custo da Automação

            Muito tem se falado a respeito da utilização da Automação Residencial nas edificações em geral, com objetivo de segurança, facilidade para o usuário, economia de tempo, conforto e até mesmo para os mais reservados como apenas status e luxo.
Segundo Muratori(2010, p.20) "há alguns anos, quando a automação  estava restrita a caras e complicadas soluções voltadas a indústrias e a prédios comerciais de  alto luxo, torna-se cada vez maior o número e a diversidade de consumidores de softwares para operação , controle e monitoramento dos edifícios".
            Com a grande preocupação, de se preservar o planeta e dos recursos naturais como a água e a energia, é onde a automação também entra. Por ser controladora, integradora dos sistemas como a irrigação do jardim, iluminação, dentre outros e com isso contribuindo ao uso racional da energia elétrica, o emprego da Automação residencial ou predial contribui também no combate ao desperdício e ao controle no consumo da energia elétrica, assim sendo seu emprego torna-se viável.
            Entretanto, não colocando a tecnologia da automação como principal responsável pela economia, fatores anteriormente deve ser previstos e empregados como o reúso de água, caracteristicas bioclimáticas do ambiente a ser projetado, isto é da edificação, aproveitamento das iluminações naturais, diretrizes que o arquiteto deve empregar no seu projeto e a automação dos sistemas aparece para gerenciar, integrar, somar. E sua aplicação contribui para que a edificação seja mais sustentavél.
            O custo da automação em uma edificação depende basicamente do que aquela edificação pretende integrar; De quantos ambientes serão automatizados, assim variando de R$ 4 mil reais e podendo chegar a R$ 150 mil. O que significa ser de 1% a 15% do valor do imóvel. Porém com o sistema de modulação permite esta variedade, o emprego deste sistema acaba tornando-se mais barato do que o próprio mobiliário, em certos casos.
Por estar integrando os sistemas, evita-se o desperdícios, controla-se os gastos, utiliza-se os recursos naturais com maiores responsabilidades e assim o seu custo benefício visto a longo prazo, em uma edificação inteligente e atual.

Carmelina Suquerê

Postagens mais visitadas