Quando surgiu a Automação?

A automação é conceituada como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo eficiente, ou seja, maximizando a produção com menor consumo de energia, com menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo. 


Surgiu com objetivo de diminuir, ou até substituir o uso da mão-de-obra humana em qualquer processo. Esta busca, de acordo com Silveira & Santos (2002), vem deste a época de 3500 e 3200 a.C., com o surgimento da roda. Vale ressaltar, de um modo geral esta busca almejada pelo homem, surgiu a partir da descoberta de que é possível usar elementos da natureza para facilitar a sua vida.






As invenções feitas no passado marcam nosso futuro. 
Fonte: PEREIRA, P. H. C. Robótica e automação. Centro Universitário Sul de Minas - UNIS, Minas Gerais, 2001.


O grande marco do uso da automação foi na revolução industrial, com o uso da tecnologia no processo produtivo em nível econômico e social, iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. A automação foi introduzida a princípio na agricultura, e mais tarde nas indústrias. 

Pinto (2005) aponta em sua apostila sobre instrumentação e automação industrial que a automação só ganhou destaque na sociedade quando o sistema de produção agrário e artesanal transformou-se em industrial. 
Por volta de 1788, James Watt desenvolveu um mecanismo de regulagem do fluxo do vapor em locomotivas. Isto pode ser considerado um dos primeiros sistemas de controle com realimentação e regulador e consistia num eixo vertical com dois braços próximos ao topo, tendo em cada extremidade uma bola pesada. Com isso, a máquina funcionava de modo a se regular sozinha, automaticamente, por meio de um laço de Realimentação. 
A partir de 1870, também a energia elétrica passou a ser utilizada e a estimular indústrias como a do aço, a química e a de máquinas-ferramenta e o setor de transportes progrediu bastante graças à expansão das estradas de ferro e à indústria naval. 
No século XX, a tecnologia da automação passou a contar com computadores, servomecanismos e controladores programáveis. Os computadores são o alicerce de toda a tecnologia da automação contemporânea. 
De fato, a automação não foi vista no primeiro momento a bons olhos pela sociedade de um modo geral, pois a substituição do trabalho humano remetia ao desemprego, fato este que só foi difundido com o passar dos anos e devido à necessidade. Com o advindo da automação, das tecnologias que surgiram após ela não foi possível voltar atrás, com o custo beneficio que qualquer sistema que venha a substituir a força humana, usar racionalmente os recursos e no ganho do tempo, abster-se da automação remete a prejuízo, não apenas do tempo, mas do mercado de uma maneira geral.
Carmelina Suquerê


Postagens mais visitadas