Automação - Uma tecnologia necessária

A automação foi concebida para tornar os processos industriais mais eficientes, com economia de recursos energéticos, materiais e de mão de obra. Quando esta técnica de controle passou para o âmbito residencial adquiriu um caráter muito ligado ao comodismo e ao status, deixando muita das vezes o uso racional de recursos naturais e energia elétrica em segundo plano, entretanto este enfoque tem sido retomado atualmente devido à necessidade vigente de prolongar a durabilidade dos recursos naturais para uso das futuras gerações trazendo a visão da sustentabilidade para o cotidiano dos projetos, construções e instalações do setor residencial.
Dessa maneira, o sistema de automação projetado e utilizado de forma racional, pode auxiliar nas estratégias de economia de recursos como eletricidade, água e gás, e sua implantação deve ser baseada em critérios de eficiência de operação a partir da fase de projeto, estabelecendo faixas de consumo, protocolos de comunicação, capacidades de programação e outros itens que tornem possível atingir as metas de eficiência e sustentabilidade desejadas, fazendo uso de outras estratégias sustentáveis, tal como o aproveitamento da energia solar tanto para uso final térmico como elétrico, utilização de equipamentos eficientes na iluminação, na climatização e em outras funções, o uso de esgoto a vácuo, o uso de sensores para controle adequado.
Entretanto para o uso eficaz desta tecnologia, faz-se necessário adaptação de seu funcionamento junto à rotina do morador, e o desligamento total dos aparelhos não deixando eles em stand bay pois eles elevam de 15% a 20% a conta da energia.
Controle das Iluminações
O potencial de redução do consumo de energia elétrica no Brasil, no que diz respeito a iluminação, é grande, visto que sua parcela no uso final de energia elétrica corresponde em torno de 23% no setor residencial, 44% no setor comercial e serviços públicos e 1% no setor industrial SANTOS (2001, p.467).

Em função disso, existem diversas maneiras de obter uma iluminação eficiente e que possibilite a redução do consumo de energia. Uma forma de aumentar a eficiência do sistema de iluminação é substituir a tecnologia antiga por outra mais moderna. Este processo é denominado retrofit. ALVAREZ (1998. p.183).
Os sensores de luminosidade atuam na instalação enviando informações para a central de controle automatizado, onde para cada recinto é informada a iluminância (lux) necessária, assim para complementar a iluminação, se for preciso a iluminação artificial é acionada em níveis adequados dimerizados para se obter o nível adequado de luz, a atividade a ser exercida em cada recinto pode ser modificada e se a iluminação estiver ultrapassando o valor adequado as cortinas poderão ser fechadas ou parcialmente fechadas sendo controladas por motores.
Condicionadores de ar

O clima do Brasil, contribui significamente para o consumo elevado de condicionador de ar.  Devido a este elevado consumo principalmente em horários de ponta, o consumidor acaba pagando com o taxa adicional na fatura da energia.

Para o uso eficiente do condicionador de ar pode-se automatizar seu uso em horários programados onde a temperatura chega-se ao desejado fora do horário de ponta e apenas a ventilação no horário de ponta, pois o momento que se consome mais energia ocorre ao ligarmos o condicionador de ar; Pois o compressor primeiramente comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne liquido e quente, momento em que ele utiliza toda a sua potencia do motor. 
Dessa forma, são vários os campos em que a automação pode atuar como gestora dos recursos, o importante é saber programar de forma que se utilize eficientemente os recursos da edificação.
Não podemos tratá-la como modismo ou tendência de mercado, mas dentro da visão da sustentabilidade ela é uma ferramenta fundamental para o controle e ao uso racional dos recursos naturais.


Carmelina Suquerê




Postagens mais visitadas